Akebono celebra o seu 10º Undokai

25/06/2017

A Casa de Repouso Akebono, filial da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, realizou em 25 de junho de 2017 a 10ª edição de sua Gincana Poliesportiva, mais conhecida na tradição japonesa como Undokai.

Estiveram presentes no evento o Diretor-Presidente da Beneficência, Akeo Uehara Yogui e o Vice-Presidente, Jun Suzaki, o Presidente da Comissão de Administração da Casa de Repouso Akebono, Makoto Yasutake, os Vices-Presidentes da Comissão, Masahide Maruoka, Sadanori Dan, Hiroshi Nezuka e os membros: Tadao Yamashita, Shunichi Uchimura, Tokuyei Mayeda, Haruhiko Yamamoto, além de Hiroshi Yoza, Diretor da Enkyo.

A iniciativa que tem como objetivo celebrar a amizade e promover atividades culturais e esportivas para todas as idades, incentiva também o estreitamento de vínculos e contato com os familiares, criando um momento lúdico e de descontração aos usuários. Todas as atividades foram adaptadas para que a maioria dos idosos conseguisse participar, sempre levando em consideração as suas dificuldades e potencialidades.

Dois times, vermelho e branco, disputaram o primeiro lugar na competição que ocorreu na área externa da própria unidade. Tiro ao alvo, boliche, passa a bola, corrida do emprestado, corrida com os pés amarrados, tamaire foram algumas das atividades presentes na programação. Além de tendas que foram montadas para as equipes, havia barracas para venda de artesanatos, flores, doces e brincadeiras. No final da celebração todos dançaram ao ritmo de Tanko Bushi, dança tradicional japonesa da província de Fukuoka.

Como premiação, um troféu foi entregue ao time vencedor e ambas as equipes receberam prendas por sua participação, bem como familiares, crianças e funcionários. Doces, lanches e bebidas, além de kit pasta e escova de dentes também foram entregues como prendas aos idosos, já as crianças e os familiares ganharam kits com objetos e snacks recebidos por meio de doação.

Os organizadores contaram também com a apresentação de um grupo de Taikô de Suzano para animar o evento e, com a ajuda de voluntários da Tenrikyo, coordenado por Masahide Maruoka, para o preparo do almoço beneficente que foi servido no salão da Casa, onde simultaneamente aconteceu um bingo beneficente, cujas premiações foram frutos de doações recebidas ao longo dos meses que antecederam o Undokai.

Ao todo participaram cerca de 400 pessoas, entre idosos, familiares e funcionários. Toda a arrecadação da 10ª edição foi revertida para a manutenção da própria filial que promoveu o acontecimento. 


Compartilhe: