Ampliação de Ipelândia Home é inaugurada com a presença de autoridades

07/10/2017

Na manhã do dia 7 de outubro de 2017, a Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – Enkyo (Anbase) realizou a Cerimônia de Inauguração da Ampliação da Casa de Repouso Suzano (Ipelândia Home) que aconteceu nas dependências da própria unidade, localizada na Estrada do Tani, 751, Vila Ipelândia, no município de Suzano, São Paulo.

O mestre de cerimônias, Artur Takayama, também representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Suzano conduziu a solenidade onde autoridades enalteceram o gesto da The Nippon Foundation em doar o valor respectivo para a realização da obra de ampliação. A mesa diretora foi composta por Rodrigo Ashiuchi, Prefeito de Suzano, Hidetoshi Ebisu, Cônsul do Departamento de Economia, Hiroshi Sato, Representante Sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Takeju Ogata, Presidente da The Nippon Foundation, Akeo Uehara Yogui, Diretor-Presidente da Enkyo e da Anbase e Massatika Takaki, Presidente da Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano.

Estiveram presentes também Margarida Yochiko Soligo, Assessora do Deputado Estadual Pedro Kaká, Arnaldo Marin, Diretor de Agricultura do Município de Suzano, Reinaldo Katsumata, representante da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Suzano, Alberto Kariya, Presidente do Rotary Club de Suzano, Kazuo Nakada, Presidente da Comissão de Administração da Casa de Repouso Suzano (Ipelândia Home), Satoshi Uchiya, agrônomo e filho de Tadao Uchiya, doador do terreno onde Ipelândia Home está localizada, Jorge Yamashita, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Dirce Akemi Shimomoto, Vice-Presidente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança (Kibo-no-Iê), Sunao Sato, Presidente da Assistência Social Dom José Gaspar (Ikoi-no-Sono), André Tatsuhiko Korosue, Presidente da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, demais membros da diretoria da Enkyo, bem como outros convidados da região de Suzano.

O Presidente da The Nippon Foundation, Takeju Ogata comentou sobre a influência em sua  decisão. “Na decisão da doação para a construção de um prédio como este, analisamos com atenção as pessoas que o administram. Observando a força da união desta entidade decidimos contribuir financeiramente para a ampliação desta Casa de Repouso. Arrecadar recursos é fácil, o difícil é saber, após a construção, quem e como será administrado. Para obter o sucesso será necessária a união na postura dos senhores e é com essa expectativa que estamos participando hoje desta cerimônia. Gostaria de parabeniza-los e agradecê-los por poder participar desse maravilhoso trabalho.”

“Acredito que essa obra de ampliação só foi possível graças ao apoio da The Nippon Foundation e de todas as pessoas relacionadas à Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – Enkyo, presidida pelo Sr. Akeo Yogui. O desenvolvimento contínuo da comunidade nikkey necessita de uma compreensão de papel desempenhado pelos pioneiros, sendo imprescindível as medidas de apoio as pessoas da terceira idade. Nesse sentido a obra de ampliação dessa Casa de Repouso é de extrema relevância para a comunidade nikkey.”, comemora Hiroshi Sato, Representante Sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

O Prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, parabenizou a todos que trabalharam para que o dia da inauguração acontecesse e também aos que não estavam presentes, mas que sonharam com esse dia. “Hoje estamos entregando mais do que uma obra ampliada, mais do que uma maior capacidade dessa Casa de Repouso que já faz um belo trabalho em nosso município, nós estamos entregando aqui não só mais vagas, mas também dando a oportunidade para mais famílias e pessoas que deixam aos cuidados dos funcionários, com toda a confiança, os seus bens mais preciosos, que são as pessoas que não fazem só a construção de suas respectivas famílias, mas principalmente a construção da nossa cidade de Suzano, do nosso estado e do nosso país.” afirmou.

A ampliação de Ipelândia Home é fruto de uma doação feita pela The Nippon Foundation. A entidade que já colaborou anteriormente com a unidade destinando verbas para diversas reformas, como a realizada em 2016 de corredores e banheiros dos quartos de residentes, doou mais de 780 mil dólares para a ampliação do atendimento para 50 residentes, construindo mais 10 quartos, refeitório, cozinha e garagem. A capacidade de atendimento anterior era de 34 internos.

Após o desenlace de fita e o descerramento da placa, os convidados puderam conhecer as novas dependências e almoçar ao som de apresentações especialmente programadas para a ocasião.


Compartilhe: