Cirurgias começam a ser realizadas no Hospital São Miguel Arcanjo

30/04/2016

O Hospital de São Miguel Arcanjo (HSMA), localizado no município de mesmo nome, realizou em 30 de abril as suas primeiras cirurgias. De pequeno e médio porte, os procedimentos foram feitos em pacientes da própria cidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O convênio, firmado entre o Hospital e a Prefeitura de São Miguel Arcanjo em 28 de dezembro de 2015, inclui a realização de 10 cirurgias mensais, conforme meta descrita no plano operativo de prestação de serviços.

Muitos dos pacientes que estão sendo atendidos para a realização dos procedimentos no HSMA estão em filas de espera do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Alguns deles esperam pelo procedimento há mais de cinco anos.

O processo de agendamento de cirurgias é minucioso. “Os pacientes são encaminhados pela Secretaria de Saúde do município que faz o agendamento da triagem cirúrgica, eles passam pelo cirurgião para fazer a avaliação da complexidade cirúrgica e depois marcam uma consulta com o anestesista para poder fazer a avaliação pré-operatória” descreveu o administrador hospitalar do HSMA, Rosaldo de Proença Pereira.

À frente desta equipe estão os cirurgiões Dr. Leandro Barros Mendonça e Dr. Murilo Gatta Ayub, os anestesistas Dr. Eduardo Herkes, Dr. Antonio Julião Bezerra Damásio Filho e Dr. Rodrigo da Trindade Ferrão, a instrumentadora Nalva do Espírito Santo e a enfermeira Ellen Carina Agorreta Gonçalves Bueno.

O início das cirurgias foi um marco comemorado pela equipe e, principalmente, pelos cidadãos de São Miguel Arcanjo.

Fotos


Compartilhe: