Experiência em Cuidar Bem

05/12/2017

Fundada em 28 de janeiro de 1959 por um grupo de 32 representantes da colônia japonesa com o nome da Associação de Assistência aos Imigrantes Japoneses, a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo teve como foco inicial oferecer assistência aos imigrantes do pós-guerra, auxiliando-os em seu desembarque e acolhendo os mais fragilizados na Casa do Imigrante.

Passado alguns anos, a entidade estendeu seus serviços àqueles que enfrentavam diversas outras dificuldades além de promover também assistência médica por meio de um consultório em 1962 localizado em São Paulo e da Assistência Médica Móvel (Junkai), a partir do ano de 1960.

Desde 1959 a instituição foi crescendo sempre atenta às necessidades ditadas pelas mudanças sociais e, com o apoio e a colaboração de inúmeras pessoas físicas e jurídicas, se tornou uma referência na comunidade pela qualidade de seu trabalho nas áreas de saúde e de assistência social.

Em 11 de janeiro de 2014, a Beneficência fundou a Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – Enkyo, a qual atua exclusivamente na prestação de serviços socioassistenciais, dentre a qual a Casa de Repouso Suzano (Ipelândia Home), antes integrante da lista de unidades da Beneficência, passou a ser filial da Associação.

Na esfera do cuidado e do atendimento ao idoso, a Beneficência e a Associação possuem juntas quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas em diferentes municípios do Estado de São Paulo: a Casa de Repouso - Santos Kosei Home, o Recanto de Repouso Sakura Home, a Casa de Repouso Akebono e a Casa de Repouso Suzano (Ipelândia Home).

 

Casa de Repouso – Santos Kosei Home

(Município de Santos)

Fundada em 1971 foi um projeto pioneiro da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo em relação ao atendimento à idosos como uma ILPI.

Sua estrutura atual com 5 andares se deu após a reforma da antiga Casa dos Imigrantes, cedida pelo governo japonês.

O serviço prestado nesta filial é de residência para idosos com leve dependência e tem como objetivo proporcionar aos seus uma moradia confortável e digna, com acompanhamento de profissionais que auxiliem sempre na melhoria de seu bem-estar físico e mental.

 

Recanto de Repouso Sakura Home

(Município de Campos do Jordão)

Localizada na cidade turística de Campos do Jordão, tornou-se uma ILPI no ano de 2000.

Contando sempre com sua equipe multidisciplinar, o Recanto presta atendimento integral aos idosos residentes, respeitando e priorizando suas características individuais, seus interesses e necessidades, além de criar condições para melhor adaptação, desenvolvendo técnicas de estímulos e autoconfiança, oferecendo atividades de participação socioculturais e de entretenimento, contribuindo para o processo de envelhecimento ativo.

 

Casa de Repouso Akebono

(Município de Guarulhos)

Com a evidente situação do envelhecimento da comunidade Nikkei, com seus idosos acometidos de doenças crônico-degenerativas e apresentando muitas vezes, comprometimento físico e/ou mental, a Beneficência iniciou, com a subvenção da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), a construção da Casa de Repouso Akebono. A sua obra foi totalmente concluída em 2003.

Sua atuação se baseia em três pilares: comunicação, alimentação e atividade físico-mental, compartilhando com os familiares a tarefa de cuidar bem do seu idoso. O intuito é oferecer ao residente uma vida digna e de qualidade, apesar das limitações decorrentes de suas condições.

 

Casa de Repouso Suzano (Ipelândia Home)

(Município de Suzano)

Cercada de muito verde, Ipelândia Home que foi inaugurada em 1983 e está localizada na zona rural de Suzano.

Além de desfrutarem de diversas atividades ocupacionais, como ginástica matinal, dança e jogos, desenvolvidas pela equipe técnica, os residentes têm o privilégio de consumir hortaliças e algumas variedades de frutas que são cultivadas na propriedade.

Para maior comodidade aos que já residem e aos ingressantes, em 2017 Ipelândia, com o auxílio da The Nippon Foundation ampliou o número de suítes, oferecendo uma nova cozinha e um refeitório com vista panorâmica para a região onde está instalada.

 

Agende e conheça melhor o nosso trabalho.

Informações: (11) 3274-6518

Fotos


Compartilhe: