Falecimento do Presidente Honorário Ryoichi Jinnai

07/07/2017

Em entrevista coletiva realizada em 7 de julho de 2017 com os jornais Nikkey Shimbun e São Paulo Shimbun, membros antigos e atuais da diretoria da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo manifestaram sentimentos de respeito e pesar pelo passamento do Presidente Honorário da Enkyo, Ryoichi Jinnai, falecido em 27 de junho, aos 90 anos, devido a uma insuficiência cardíaca congestiva. Estiveram presentes o Diretor-Presidente Akeo Uehara Yogui, o Vice-Presidente Kenji Inoue, o Ex-Presidente Yoshiharu Kikuchi e os Ex-Vice-Presidentes Tadao Yamashita e Sadao Onishi.

Ryoichi Jinnai nasceu em 15 de agosto de 1926 na província de Kagawa, Japão. Após o final da Segunda Guerra Mundial, atuou na escola cristã Yohane, também localizada no Japão, onde realizou atividades sociais com crianças que haviam perdido seus pais na guerra e aprendeu sobre a importância dos projetos sociais e da necessidade de recursos financeiros.

Em 1962, fundou a empresa de financiamentos Kansai - atual Promise - cuja sede fica em Tokyo. No ano de 1989 renunciou ao cargo de Presidente e iniciou as atividades de apoio aos japoneses na China, que ficaram deslocados pela guerra, e aos idosos imigrantes da América do Sul, fundando o escritório Jinnai de Beneficência Internacional. Em 1997 instituiu a The Japan International Cooperation Foundation.

O primeiro contato que Ryoichi teve com a Beneficência ocorreu no ano de 1987, quando uma comitiva formada por membros da diretoria da época (Presidente Tadashi Takenaka, Vice-Presidente Takeichi Wai e o Secretário-Geral Hiroaki Obata) viajaram ao Japão em campanha para arrecadar fundos destinado a construção do Hospital Nipo-Brasileiro. No ano seguinte, Jinnai fez a sua primeira visita ao Brasil e se sensibilizou com poemas de Shuhei Uetsuka, pai da imigração japonesa no Brasil, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, momento no qual manifestou o desejo de contribuir para que os idosos se sentissem bem pela decisão acerca da imigração ao país.  

Jinnai se emocionou também em sua visita a Casa de Repouso Akebono, ao cantar juntamente com os residentes uma antiga canção infantil voltada para as crianças japonesas chamada “Yuyake Koyake”.

“O Sr. Jinnai ficou muito contente com os avanços da Enkyo, que foi crescendo como uma organização capaz de oferecer uma estrutura sólida e de qualidade para os idosos. Sucedendo ao seu espírito, gostaríamos de dar continuidade aos feitos realizados do início até os dias de hoje. Essa será a nossa forma de retribuir ao seu apoio“, comentou Yoshiharu Kikuchi.

Ao longo da história da Enkyo, Ryoichi Jinnai realizou diversas doações em prol da entidade, que ao todo totalizaram mais de 10 milhões de dólares.

As doações foram distribuídas da seguinte forma:

  • Fevereiro de 1990 – Doação destinada a finalização do 4º e 5º andares do Hospital Nipo-Brasileiro e a aquisição e instalação de equipamentos médicos.
  • Setembro de 1990 - Com a finalidade de construir o novo prédio da Casa de Reabilitação Social em Santos (Kosei Home), atual Casa de Repouso - Santos Kosei Home, e instalar o mobiliário.
  • Fevereiro de 1991 - Criação do Fundo Jinnai destinada a grande quantidade de idosos imigrantes com dificuldades tanto financeiras quanto para conseguirem encontrar tratamento médico.
  • Abril de 1992 – Doação voltada para a construção de novo pavilhão do Sanatório São Francisco Xavier, atual Recanto de Repouso Sakura Home.
  • Junho de 1994 – Contribuição destinada a construção do Pavilhão R. Jinnai do Hospital Nipo-Brasileiro.
  • Após o recebimento de doação voltada para a ampliação do número de leito do Hospital Nipo-Brasileiro por causa do aumento da quantidade de pacientes, houve a elevação dos preços devido à inflação, porém foi feita uma nova doação.
  • Maio de 2002 – Auxílio a construção do Centro de Diagnóstico Jinnai do Hospital Nipo-Brasileiro.
  • Maio de 2008 – Contribuição destinada a construção da nova sede da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, o Centro de Ação Social Enkyo.
  • Novembro de 2013 – doação destinada a promoção de um projeto, dividido em duas fases, de ampliação e reforma que beneficiou as unidades da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social - Enkyo. Batizado como “Projeto Jinnai”, o valor doado foi utilizado, em geral, para a compra e instalação de equipamentos e reformas da área interna e externa das filiais. Em sua primeira fase, contemplou o Recanto de Repouso Sakura Home, a Casa de Repouso Akebono e a Casa de Repouso – Santos Kosei Home, já em sua segunda fase, parte do valor foi destinado para a Casa de Repouso Suzano (Ipelândia Home), unidade da Associação, onde foi empregado na instalação de um sistema de gerador interno. 

Compartilhe: