OlimPIPA: Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa) celebra 10 anos e realiza apresentação das crianças

25/11/2016
Por Erika Yamauti
Asteya Comunicação e Eventos
 

Uma oportunidade para mostrar habilidade física, trabalho em equipe e vários talentos musicais. A 12ª Apresentação das Crianças do PIPA trará as crianças e jovens atendidos pelo Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa), com o tema “OlimPIPA”, em comemoração aos 10 anos da instituição.

A apresentação acontece no dia 03 de dezembro (sábado) na Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, reunindo as crianças, professores e funcionários, familiares, diretores da entidade e amigos para uma confraternização muito divertida e emocionante. A participação no evento é aberta e gratuita (confirmações pelo email pipa@enkyo.org.br).

 

 

O Projeto de Integração Pró-Autista (PIPA) é um centro terapêutico mantido pela Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, especializado no tratamento de crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o diferencial de utilizar a metodologia japonesa Terapia de Vida Diária (TVD), desenvolvida pela Professora Kiyo Kitahara.

“Buscamos desenvolver brincando, permitindo que a criança sinta prazer na atividade, sempre envolvida com atividades sociais, práticas, permitindo que a criança autista seja também criança”, afirma o gerente da unidade Pipa, Ricardo Wazima.

O que é Autismo?

Autismo é um termo geral que descreve um transtorno neurológico conhecido como “Transtorno do Espectro Autista” (TEA), que causa desvios na comunicação, interação social e na forma de pensar e aprender, englobando o autismo, a síndrome de Asperger e transtornos globais de desenvolvimento.

Provavelmente devido à melhoria na qualidade de diagnóstico, a população de crianças dentro do TEA aumenta continuamente. Acredita-se que a taxa anual é de 15 crianças entre 1000 nascimentos, e é mais comum em meninos do que meninas. No Brasil, segundo avaliação da Organização Mundial da Saúde, existem 2 milhões de portadores do transtorno, dos quais apenas 5% foram diagnosticados.

Terapia de Vida Diária no Autismo

A Terapia de Vida Diária (TVD) é um método educativo concebido no Japão em 1966 pela Dra. Kiyo Kitahara, doutora em Pedagogia e fundadora da escola Musashino Higashi Gakuen, em Tokyo, no Japão. A metodologia tem como pilares a educação em grupo; a Terapia de 24 horas, que prevê a participação ativa dos pais;  a não utilização de medicamentose as atividades físicas, promovendo um ritmocorporal adequado que possibilita à criança regularizar suas emoções e comportamentos.

Em 2006, o Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa) implantou este método no Brasil, graças ao apoio da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) e do Templo Central Nikkyoji, que disponibilizou suas dependências para viabilizar o atendimento. Em 2007, a professora Takako Saegusa, discípula de Kitahara, veio ao Brasil para ensinar a técnica, com apoio da JICA, e em 13 de março de 2010, foi inaugurado o novo espaço do projeto, que mudou-se para o Parque Novo Mundo, ao lado do Hospital Nipo-Brasileiro, em São Paulo.

 

12ª Apresentação das Crianças do PIPA

Data: 03/12/16 (sábado)

Horário:  às 10h

Local: Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil

Endereço: R. Fagundes, 152, Liberdade, São Paulo, SP

Informações: (11) 2636-3894 / pipa@enkyo.org.br

Vídeos



Compartilhe: