Pipa participa de projeto promovido pela Prefeitura de Tokyo

28/06/2016

De 28 de junho até 13 de agosto o Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa) em parceria com o Projeto TURN receberá a visita de Yasuaki Igarashi, artista nascido no Japão que desenvolve projetos em várias regiões buscando novos olhares e relações com as pessoas.

Essa visita faz parte da programação cultural do Culture & Tokyo in Rio, promovido pela Prefeitura de Tokyo durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Durante este período de estadia em São Paulo, Igarashi criará uma obra artística dentro do próprio Projeto, onde empregará uma técnica tradicional do artesanato japonês chamada “Kumihimo”. O objetivo do trabalho é vivenciar o dia a dia com as crianças, promovendo oportunidades de interação em suas atividades cotidianas e trabalhando a fim de incentivar ideias e descobertas.

A visita do artista e seu trabalho com os usuários do Pipa serão documentados e exibidos durante as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro (de 18 de agosto a 7 de setembro) na programação do Culture & Tokyo in Rio. Após essa exibição o vídeo e sua obra seguirão para Tokyo onde serão apresentados no Turn Fest, de 21 a 23 de outubro.

Outros artistas, brasileiros e nikkeis, que integram este mesmo projeto desenvolveram suas obras em organizações e associações da comunidade japonesa e brasileira. O artista visual Jum Nakao (brasileiro) criou suas obras por meio da técnica tradicional de cestaria com os idosos da Assistência Social Dom José Gaspar (Ikoi-no-Sono), Tati Polo (brasileira), artista plástica, trabalhou o origami de pano, cuja técnica é chamada de “Tsunami”, com os usuários da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, já Sachie Takiguchi, facilitadora, fez peças de Kirigami com a Associação Comunitária Monte Azul, uma organização não governamental localizada na região sul de São Paulo.

Sobre o Projeto TURN

Iniciado em 2015, é um projeto de arte que trabalha ligações entre diversas pessoas, um dos protagonistas do programa cultural das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tokyo de 2020, juntamente com o “Turn Festival” e Turn Center.

Sobre o artista Yasuaki Igarashi

Nasceu na província de Chiba em 1978. Concluiu Mestrado na Tokyo Geijutsu Daigaku em 2005. Desenvolve projetos em várias regiões, inserindo-se na comunidade local para descobrir novos olhares e relações com as pessoas. Alguns de seus projetos incluem uma expedição de 4.000km num barco a vela do Japão à Micronésia. Em 2012 percorreu cerca de 970km pela costa do mar do Japão para fundamentar uma atividade denominada “Ponto de Vista do Mar”. Um de seus projetos representativos é uma instalação (2010 - ) realizada em Dazaifu, Santuário Tenmangu, na província de Fukuoka, tendo como ambientação as folhas secas de kusu (cânfora), trata-se de um projeto artístico que visa um milênio de continuidade. Outra instalação foi realizada com a colaboração de pescadores usando suas redes para pescar e registrar a paisagem local projetando-a para o céu. Este projeto foi realizado no Festival Internacional de Artes de Setouchi e na Roppongi Art Night em 2013. Em outro projeto artístico, “Akasaki Suiyobi Yuubinnkyoku” (2013 - )realizado nas ruínas de uma escola em alto mar, perto da cidade de Tsunagi, província de Kumamoto, onde exerce função administrativa.

Mais sobre o artista: www.igayasu.com


Compartilhe: