Sakura Home cria Portal do Abraço

27/06/2020

Diante do cenário em que o contato físico não é recomendado, um simples abraço faz muita falta e, para amenizar esse distanciamento, o Recanto de Repouso Sakura Home, unidade da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – Enkyo inaugurou em 27 de junho de 2020 o “Portal do Abraço”, que permite que os residentes abracem os seus entes queridos, aliviando a saudade, ao mesmo tempo que os mantém seguros, evitando o contato direto entre eles.

Segundo a nutricionista Letícia Vieira Nodomi, profissional que trouxe a inspiração para a instalação do Portal, a ideia surgiu a partir de uma reportagem que ela viu sobre um residencial voltado para a terceira idade que enfrentava problemas em lidar com a saudade que os idosos tinha de seus familiares. “Tudo começou com uma reportagem que eu assisti sobre um Residencial de Idosos, que assim como nós, estava com muita dificuldade em lidar com a saudade que os idosos estavam de suas famílias e, para resolver esse dilema, eles construíram um "Túnel do Abraço". Achei a ideia muito boa e durante uma reunião de equipe, sugeri que aplicássemos esse bom exemplo no Sakura Home. Todos os profissionais concordaram que essa poderia ser a oportunidade ideal para reaproximar os idosos dos seus entes queridos. No dia seguinte, toda a equipe desde manutenção até a gerência estavam engajados de alguma forma para que esse projeto desse certo.” afirma.

A fim de manter a segurança dos residentes, a equipe agenda com antecedência todas as visitas dos familiares e ao chegarem, antes de adentrarem o portão da unidade, além da verificação da temperatura é feita também a utilização do álcool em gel nas mãos e a higienização das solas dos sapatos por meio de tapete sanitizante. Durante o período de visita agendada, todos os idosos permanecem dentro da unidade. O Portal também é higienizado antes e após o encontro dos residentes com os familiares.

O primeiro abraço, por meio do projeto elaborado em conjunto, se deu com a idosa Nina, que já estava entristecida pelo distanciamento com a sua família. “Assim que o Portal do Abraço ficou pronto marcamos o primeiro encontro. Posso dizer que foi bastante emocionante para todos, pois a idosa ao ver sua família toda e poder sentir o carinho deles, ficou extremante feliz e grata. Acredito que cada um que se evolveu nesse projeto usou não somente a empatia, mas também o amor ao próximo!”, completa a nutricionista.

 

Fotos


Compartilhe: