Santos Kosei Home Comemora 40º Aniversário

28/09/2014

A Casa de Repouso – Santos Kosei Home comemorou no último domingo, dia 28 de setembro, o seu 40º aniversário, junto com a 40ª edição da Festa da Primavera. O evento, que foi realizado no salão da própria unidade, contou com a participação da diretoria da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), entre eles, o Presidente da Comissão da Casa, Jorge Ajifu e o 1º Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, Tetsuo Kanno, além de demais autoridades.

A origem da Unidade, que se mistura à história da imigração japonesa, foi relembrada pelo Diretor Presidente da Enkyo, Yoshiharu Kikuchi, na abertura da cerimônia. “A Casa do Imigrante Japonês, fundada em 1960, tinha o objetivo de oferecer assistência aos imigrantes recém-chegados no porto de Santos. Com o decorrer do tempo, foi perdendo a sua função na comunidade enquanto o número da população idosa, que necessitava de assistência social, foi aumentando. Então, em 29 junho de 1974, houve uma readequação do espaço para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade. Kosei Home é um patrimônio para a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e acima de tudo para a comunidade de Santos”, discursou.

O Secretário de Cidadania da Prefeitura de Santos, Carlos Mota, relatou que a cidade é diferenciada das demais, pois cerca de 20% de sua população é idosa e, por isso, ter uma instituição do porte de Kosei Home é um privilégio. “As pessoas que mais contribuíram em nossas vidas, em prol da sociedade, hoje merecem um atendimento com respeito, carinho e dedicação.”

Destacando a importância da palavra “juntos”, utilizada em um discurso feito pelo Primeiro Ministro do Japão, Shinzo Abe, em sua visita ao Brasil no mês de agosto deste ano, o Cônsul-Geral Adjunto, Hiroaki Sano, parabenizou Kosei Home pelo seu 40º aniversário. “Se ele visitasse essa Casa, reconheceria que Kosei Home tem o espírito de união”, disse.

Após os discursos, foram entregues placas comemorativas, diplomas e estatuetas às associações, pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para o progresso da Casa. O encerramento da cerimônia se deu com um almoço de confraternização entre os presentes juntamente com o início da Festa da Primavera.


Compartilhe: