Título de Cidadão Paulistano é entregue a Tadao Yamashita

06/08/2019

O Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) recebeu na noite de 6 de agosto de 2019 o Título de Cidadão Paulistano. A sessão solene ocorreu na sede da Enkyo, no bairro da Liberdade e a iniciativa da homenagem foi do Vereador Aurélio Nomura (PSDB).

Nascido no Japão, em 7 de fevereiro de 1934, na província de Kyoto, Tadao Yamashita chegou ao Brasil em agosto de 1953, iniciando a sua jornada na cidade de Ribeirão Preto, trabalhando na Fazenda Boa Esperança. Em 1965 veio para São Paulo a fim de prestar serviços para o Banco Tozan. Alguns anos mais tarde, em 1969, passou a integrar o corpo de funcionários da Associação de Assistência aos Imigrantes Japoneses.

Ao longo dos anos ocupou inúmeros cargos de suma importância, participando do início da entidade que seria reconhecida mais tarde pela sociedade nipo-brasileira como Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo. Como colaborador da Enkyo, exerceu o cargo desde Chefe da Casa de Repouso – Santos Kosei Home, em 1971, até o de Secretário-Geral da entidade em 1998. Em 2005 aposentou-se de suas atividades como funcionário e assumiu o posto de diretor, atuando como voluntário.

Diversas personalidades da comunidade nipo-brasileira estiveram presentes para prestigiar o evento.  A mesa diretora foi composta pelo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo Yasushi Noguchi, pelo Diretor-Presidente da Enkyo Akeo Uehara Yogui, pelo Presidente do Conselho Deliberativo da Enkyo Yoshiharu Kikuchi, pelo Secretário-Geral da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) Celso Mizumoto, pelo Vereador Aurélio Nomura (PSDB) e pelo homenageado da noite, Tadao Yamashita.

Em seu discurso, Yoshiharu Kikuchi elogiou o homenageado exaltando suas conquistas do lado pessoal e também de seu trabalho junto a entidade. Ao final entregou um álbum com fotografias de Yamashita desde a época de seu primeiro cargo em Santos até os dias de hoje.

“Nosso homenageado sabe como ninguém das inúmeras dificuldades que todos os pioneiros, diretores e funcionários tiveram que enfrentar no árduo trabalho para consolidar a nossa entidade. A história da construção do Hospital Nipo-Brasileiro foi um exemplo para todos nós, pois sei que muitas vezes deixou de receber a sua justa remuneração por falta de recursos e mesmo assim trabalhou com dedicação e entusiasmo. Se hoje a Enkyo desfruta de uma condição mais favorável jamais podemos esquecer das pessoas como o Sr. Tadao Yamashita que sacrificou o seu precioso tempo para semear os frutos que hoje nós colhemos.”, disse Akeo Uehara Yogui destacando a trajetória de vida do homenageado.

“Quero parabenizar ao Sr. Tadao Yamashita pelo seu grande esforço, por trabalhar tanto tempo na Enkyo, e observando o vídeo da trajetória profissional agora entendo muito bem que este grande sucesso da Enkyo pode ser atribuído a sua grande dedicação e amor.”, elogiou Yasushi Noguchi.

O proponente do Título, Aurélio Nomura, enalteceu a sua história de altruísmo e relembrou momentos em que o homenageado auxiliou o seu pai redigindo documentos dirigidos a autoridades japonesas e também sobre a sua ativa participação na colaboração tanto com a Enkyo quanto em outras entidades japonesas. “Essa é uma das raras vezes que o cerimonial faz uma sessão solene fora da Câmara Municipal para a entrega do Título de Cidadão Paulistano. Nada mais justo do que realizar essa sessão aqui na Enkyo, da entrega do Título para o nosso amigo Tadao Yamashita em reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação por essa entidade por mais de 50 anos e também em outras instituições, sempre com o elevado espírito altruísta de benemerência e de ajuda ao próximo.”.

O último discurso foi o do mais novo cidadão paulistano. Tadao Yamashita comentou sobre seu trabalho e agradeceu a todos que estiveram ao seu lado. “Nesse período trabalhei com serviços assistenciais, fundações, abertura de asilos, centro de reabilitações e de saúde, totalizando 12 unidades, sendo o meu maior orgulho a fundação do Hospital Nipo-Brasileiro. Estes 50 anos foram muito intensos, quero aproveitar para agradecer aos colegas e a minha querida esposa, Yukiko, que há 63 anos está ao meu lado, sempre me ajudando e me apoiando. Muito obrigado pela homenagem recebida”, disse emocionado.

Após o encerramento da sessão, foi servido um jantar para autoridades, personalidades e demais convidados.


Compartilhe: