Voluntárias do Japão desembarcam em São Paulo para desenvolver trabalhos com idosos

28/06/2016

Em 28 de junho desembarcou em São Paulo, um novo grupo de voluntárias da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). As recém-chegadas do Japão desenvolverão, pelos próximos dois anos, trabalhos com os residentes das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – ENKYO.

A vontade de ajudar os idosos das ILPIs e a de conhecer uma nova cultura impulsionaram Mayumi Kuroiwa, Hiroko Imuta, Ai Masuda e Ryoko Murakami a saírem do Japão para uma viagem de intercâmbio focada no trabalho voluntário. Segundo Ai, o desejo de auxiliar o próximo surgiu ainda quando estudava, ao assistir a uma palestra ministrada por um voluntário que viajava por outros países com essa missão. Já a voluntária Ryoko disse que nunca teve esse contato com voluntários, mas sempre tinha consigo este sentimento de vivenciar uma cultura diferente e ao ver que a Jica precisava de pessoas comprometidas com essa tarefa, logo se inscreveu para participar.

Cada uma das voluntárias ficará em uma casa auxiliando o trabalho das equipes técnicas: Ai Masuda na Casa de Repouso Akebono, Hiroko Imuta na Casa de Repouso Suzano (Ipelândia Home), Ryoko Murakami na Sede da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e Mayumi Kuroiwa no Recanto de Repouso Sakura Home.

Com grandes expectativas, as intercâmbistas esperam conhecer melhor a história dos descendentes que aqui residem, partilhando do sentimento de vivenciar a cultura japonesa fora do Japão e, ao retornarem, levar na bagagem essa nova cultura, juntamente com a alma e a paixão que a comunidade japonesa tem pelo seu país de origem.

Diretores e colaboradores da Enkyo deram as boas vindas às voluntárias em uma Reunião da Diretoria realizada em 28 de julho na Sede da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo.

Fotos


Compartilhe: