Unidade: Recanto de Repouso Sakura Home

História

Localizado na cidade turística de Campos do Jordão, considerada Suíça brasileira, o Recanto de Repouso Sakura Home tornou-se uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) a partir de 2000 onde funcionava desde 1937, o Sanatório São Francisco Xavier para tratamento de tuberculose, problema muito sério entre os imigrantes japoneses na época. Com o advento do sistema avançado de tratamento da tuberculose, que dispensava internação, a Beneficência optou por transformar o espaço em Casa de Repouso para idosos, após realização de adaptações necessárias para seu funcionamento.

Aliado ao ar puro, acomodações confortáveis, amplo jardim sempre florido, assistência e atividades planejadas pela equipe multidisciplinar, o Recanto foi conquistando a simpatia e interesse dos idosos e seus familiares.

Em março de 2012, o Sakura Home firmou convênio com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campos do Jordão com repasse da verba estadual e federal para executar um projeto de Centro de Convivência do Idoso para 60 pessoas independentes nas atividades rotineiras e socialmente vulneráveis, com frequência de duas vezes por semana.

Os usuários do Centro de Convivência são encaminhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).