O Projeto de Integração Pró-Autista (PIPA) é um centro terapêutico especializado no tratamento de crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando a metodologia japonesa Terapia de Vida Diária (TVD), desenvolvida pela Professora Kiyo Kitahara.
A equipe é formada por profissionais como psiquiatra, enfermeira, educador físico, psicólogos, terapeuta ocupacional fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros.
Características da Terapia de Vida Diária (TVD)
Não utiliza medicamentos: promove um ritmo de vida adequado, buscando o equilíbrio de sua emoção e comportamentos.
Educação em grupo: as atividades em grupo fortalecem o vínculo e a consciência do outro e de si mesmo.
Terapia de 24 horas:a participação ativa dos pais na educação das crianças é fundamental.
Atividade Física
Por meio de exercícios físicos os pacientes tornam-se capazes de aprender a regular seus ritmos biológicos. Assim, conseguem benefícios para a saúde, aumento de resistência, melhora do humor e consciência do ambiente ao seu redor.
Atividades Terapêuticas
Atividades da Vida Diária
Inserção em rotina com o objetivo de adquirir autonomia em atividades como: vestir e tirar roupa, escovar os dentes, cortar as unhas, lavar as mãos, dentre outras.
Artes
Trata de estimular a autoexpressão, a criatividade, a compreensão e a apreciação da beleza da arte. Concentra-se nas áreas de desenho, aplicação de cores e trabalhos bidimensionais.
Cognitivo
Estimula a atenção, a concentração, a memória e a coordenação motora através de jogos, pareamento de cores, números, figuras e imagens.
Linguagem
Busca estimular o uso da fala, tão comprometida no autismo, além de promover também o processo de alfabetização.
A Música e a Criatividade
A música é utilizada para estimular a criatividade das crianças por meio de atividades que foram projetadas para auxilia-las em seu desenvolvimento, concentrando-se em:
Vocalização
Canto
Atividade rítmica
Uso de instrumentos
Dança
Educação Social
A socializaçãoé desenvolvida por meio de atividades de lazer comunitário e atividades recreativas, todas voltadas para o estabelecimento de um engajamento interpessoal ativo com outras pessoas e de oportunidades para a experiência e a conexão com os arredores.
Alimentação Balanceada
Busca-se promover uma alimentação balanceada e diversificada, pois é comum a alimentação seletiva, nas crianças dentro do espectro autista. O serviço de nutrição do Hospital Nipo-Brasileiro (HNIPO) é responsável pela alimentação diária das crianças a adolescentes do PIPA.
Crianças entre 4 a 9 anos, que apresentem diagnóstico na categoria Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que não possuam qualquer impedimento que impossibilite ou limite as atividades físicas.
Durante o período de 15 dias de avaliação, o PIPA não somente avalia o paciente, mas também o comprometimento e participação dos familiares no programa. Caso não ocorra a adesão da terapia por parte dos familiares, será considerado fator de exclusão.
Para iniciar a avaliação será necessário que a família apresente os seguintes documentos:
O Projeto de Integração Pró-Autista (PIPA) iniciou as suas atividades em 1º de abril de 2006, nas instalações do Templo Nikkyoji, pertencente ao Budismo Primordial Honmon Butsuryu-shu, situado no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.
A iniciativa do projeto partiu de pais de crianças com o Transtorno de Espectro Autista (TEA) e contou com a orientação de Takako Saegusa, especialista na Terapia de Vida Diária (TVD), juntamente com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Em outubro de 2014, o projeto tornou-se uma entidade de saúde e efetivou o convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando a ampliação do atendimento a mais crianças. E, por meio do apoio da JICA, obtém a assistência no treinamento de seus funcionários, na escola Musashino Higashie na entidade Topos-no-Kai.
Localização:
Avenida José Maria Fernandes, 618 Parque Novo Mundo, São Paulo/SP 02185-030