CASA DE REPOUSO AKEBONO

A Casa de Repouso Akebono atua em três pilares: comunicação, alimentação e atividade físico-mental. Conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, geriatras, nutricionista e terapeuta ocupacional – muitos fluentes em japonês.

Os profissionais oferecem cuidado humanizado e assistência à saúde bastante focada na reabilitação, uma vez que a maioria do público é de idosos mais dependentes, além de atividades sociais variadas.

Infraestrutura: No Pavilhão 1, há 9 suítes, e no Pavilhão 2 são 14 dormitórios, 7 chalés e o setor de administração, projetados conforme as necessidades do idoso.

Critérios para admissão: Idoso acima de 60 anos de idade, de ambos os sexos, com dificuldade nas atividades da vida diária, de convivência familiar e social.

Localização e contatos:

Rua Agostinho José Ruivo, 222-A – Sítio São Francisco – Guarulhos/SP – CEP: 07260-296
Telefone.: (11) 2480-3022
E-mail: akebonohome@enkyo.org.br

SOBRE NÓS

A construção da Casa de Repouso Akebono teve início em 1998 para acolher a população idosa da comunidade Nikkei acometida por doenças crônico-degenerativas que apresentava, muitas vezes, comprometimento físico e/ou mental e não podia contar com o apoio dos familiares.

A obra, com subvenção da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), foi concluída em 2003 e hoje conta com 50 residentes, de ambos os sexos, que têm uma vida digna e de qualidade, apesar das limitações decorrentes de suas condições.

Sua atuação é fundamentada em três pilares: comunicação, alimentação e atividade físico-mental. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, geriatras, nutricionista e terapeuta ocupacional – muitos fluentes em japonês.

 

Principais atividades oferecidas:

  • Ginástica matinal: compreende atividades motoras adaptadas às capacidades dos participantes e estimulação cognitiva (memória, atenção, raciocínio, linguagem e percepção);

  • Estimulação e treino de Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD);

  • Estimulação para manutenção da capacidade funcional. Ex.: durante a refeição, incentivar maior independência, segurança e conforto através do posicionamento postural adequado, talheres e utensílios adaptados (se necessário) etc.;

  • Adequação postural em cadeira de rodas;

  • Avaliação e tratamento de idosos com dificuldade para engolir, ofertando uma alimentação que não apresente riscos ao paciente;

  • Avaliação e tratamento de idosos que recebem dieta via sonda, verificando a possibilidade de oferta de alimento via oral;

  • Cozinha Terapêutica: grupo em que se estimula cognição, coordenação motora fina e integração através do ato de cozinhar, atividade prazerosa e significativa do passado;

  • Lanche Especial: incentivo para escolher sua própria refeição (lanche da tarde), estimulando a autonomia e cognição;

  • Grupo de Raciocínio: estimulação das habilidades cognitivas e de linguagem através de sessões pré-programadas;

  • Sessões de Filme;

  • Grupo de Atividades Manuais (pintura, colagem, dobradura, tricô, bordado e artesanato). Incentivo à interação, treino de coordenação motora e motivação.

 

Além disso, os eventos que contam com a presença das famílias incluem aniversários, Dia das Mães e dos Pais, Natal, bingo, Dia do Idoso, Festa Junina, Undokai e Tanabata.

ACESSO RÁPIDO

Casa de Repouso
Ipelândia

Como principais diferenciais, nesta casa, enfermeiros e médicos falam japonês e a equipe de enfermagem atua 24h.

Casa de Repouso
Kosei Home

Os residentes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar dedicada ao seu constante bem-estar físico e mental.

Casa de Repouso Sakura Home

Muitas atividades marcam o dia a dia dos residentes, que ainda podem respirar o ar puro da região de Campos do Jordão.

Canais de Contato

Telefone:

11 3274-6555

Endereço:

Rua Fagundes, 121
Liberdade – São Paulo – SP
CEP 01508-030

Redes Sociais

Copywriting @ 2021 – BENEFICIÊNCIA NIPO-BRASILERA – ENKYO